7.11.11

15 km Casa Senna

Para memórias futuras!

A "Casa Senna" foi a primeira casa de venda de artigos desportivos em Portugal, a qual, ao longo de 170 anos, teve a honra de ser nomeada fornecedora da CASA REAL, pelo Rei D.Carlos, cuja ordem, por curiosidade, se transcreve:

«Eu El Rei faço saber a vós António Maria José de Mello Silva Cezar e Meneses, Conde de Sabugosa, Par do Reino, Gra Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e de outras estrangeiras, Gentil Homem da Minha Real Camara e Meu Mordomo Mór: que attentas as circunstancias que concorrem na Viúva de José Alexandre de Senna, com estabelecimento nesta cidade de Lisboa, de bilhares e jogos diversos, Hei por bem e Me Praz Fazer-lhe mercê de a Nomear Fornecedora da Minha Real Casa, dos artigos do seu comércio sem vencimento algum pela Fazenda Real, gosando porém de todas as honras e prerrogativas que lhe competirem e podendo com este titulo collocar as Armas Reaes Portuguezas no frontispicio do seu estabelecimento. Mando-vos a façais assentar no Livro da Matricula dos Moradores da Minha Casa em seu titulo como dito fica.»
Paço em nove de Julho de mil novecentos e três.


Em 14 de Abril de 1991 realizou a sua primeira prova de atletismo denominada «15 KM DA CASA SENNA».

Participei nesta prova sete vezes (1994/5/6/7/8/9 e 2002). Era uma prova que se realizava em Abril, passou para o mês de Maio, e reunia um grande conjunto de atletas, muitos de 1º plano.

Tinha o seu início na Rua Nova do Almada (perto do Tribunal da Boa-Hora) e terminava na Rua do Crucifixo

1996, 6ª edição da prova. O tempo estava a ficar feio. Depois da prova começada, muito vento e chuva. Já no retorno (a prova decorria na 24 de Julho, local onde o vento contrário se fez sentir com mais força) vejo em grande dificuldade a Luísa Almeida vencedora do ano anterior. 'Colo-me' a ela. Foi uma luta contra os elementos até ao fim. Sempre à frente da Luísa, a fim de lhe 'cortar' o vento e poder ajudá-la a chegar à Meta em 2º lugar (nessa altura já a vencedora, Lucília Soares, ia a uma boa distância), fomos vencendo os km.

Lembro-me de, no 'Cais do Sodré', me faltar o ar tal a força do vento que me impedia de respirar como devia ser.

Terreiro do Paço e a Luísa sempre ali. Último km, o 'sprint' final e, ofegantes, passamos a Meta lado a lado.


Estava garantido o 2º lugar. Um abraço e um agradecimento pela ajuda. Dois minutos depois chegava a 3ª classificada.

Outra prova que me lembro bem foi a de 2002. No sábado fui fazer pernas no ginásio para reforço dos joelhos pois quebrava muito nas maratonas com dor nos ditos.

Domingo, partida dada, 2 km depois já não podia 'mais'. Ter feito ginásio no dia anterior fora um erro tremendo. Mas nada me faria desistir a não ser uma lesão e, em esforço, continuei. Sofri, mas acabei a prova.

Tempos:

1994 - 1h05'01''
1995 - 53'13'' (7º lugar do escalão)
1996 - 59'23''
1997 - 59'36''
1998 - 59'36''
1999 - 1h05'37''
2002 - 1h08'48''

Tempos que para 15 km, não eram maus.

Esta prova acabou em 2004

As medalhas
Fizesse o tempo que fizesse; chuva, granizo, frio, sol de queimar, eu estava ali na partida, o que não acontece nos tempos de hoje. As provas em que participo são em menor número e cada vez menos em alcatrão. Outros tempos!

P.S. - Para consulta de resultados desta e outras provas, recomendo este 'site' do João Lima. Um trabalho de pesquisa notável.

  • Atletismo
  • 2 comentários:

    Maria Sem Frio Nem Casa disse...

    E foi a Casa Senna, não sei se ainda hoje o é, uma loja especializada, onde se encontrava quem nos aconselhasse de forma personalizada sobre qual o melhor sapato de corrida a comprar.

    Também corri algumas edições da prova (3 ou 4) e se calhar ainda corremos na mesma edição, eu lá bem mais para trás que o Mário, claro.

    Boa lembrança e recordação que aqui traz, Mário! Gostei.

    Maria Sem Frio Nem Casa disse...

    Estive a ver as classificações no site do João Lima, e pelo menos em 98 também corri. Com um tempo de 1h11m :) Velhos tempos...