15.3.12

Vinte Anos em vídeo


Vinte anos se passaram desde que um dia resolvi calçar de novo as sapatilhas e fazer-me à estrada.

Vinte anos se passaram e como depressa passaram. Vinte anos em que na maior parte desses anos, fiz sempre as mesmas provas ano após ano, eram as provas das Coletividades do Concelho de Loures. Pequenas coletividades que agregavam o espírito da formação de jovens para a prática do atletismo retirando-os dos malefícios do roçar o traseiro pelas esquinas numa procura de vícios que minavam e minam uma juventude sem rumo.

São muitas desses tempos as fotos que estão neste vídeo, para além das provas já consagradas como as do 1º de Maio, Cascais, Almeirim,… mas essas foram retiradas de revistas da especialidade enquanto as outras, as das Coletividades, eram tiradas pelo amigo Pimenta, fotógrafo que não falhava nessas provas.

Este vídeo pode não interessar a ninguém, é pessoal, são os meus vinte anos de corridas que aqui estão. Servirão para mim. Em vez de desfolhar o meu álbum fotográfico, bastará um click e ali estou eu ao som de “Assim falou Zaratustra” e “Danúbio Azul” dos Strauss (Richard Strauss e Johann Strauss II). Uma comunhão perfeita de um filme que é um culto, “2001, Odisseia no Espaço”.

As fotos estão colocadas aleatoriamente, o programa escolheu por mim, exceto os da última fase, os dos trilhos. Um dia serei uma partícula do Cosmos e essa proximidade está-se a concretizar, entre mim e a natureza, eu e o mar.

Digo no fim que venham mais vinte, não sou como Zaratustra profeta, sei que não terei mais vinte anos pela frente mas, os que tiver, serão sempre com a vontade de fazer o meu melhor, e o meu melhor nesta altura, é ver o que durante os vinte anos de corrida não vi.

Obrigado a todos os fotógrafos sem eles, este trabalho não seria possível!

“Assim, um dia, falou Mário Lima”

8 comentários:

JoaoLima disse...

Fantástico video!

Parabéns Mário!

Anónimo disse...

Companheiro de estrada e de trilhos
parabéns por 20 anos, pela excelência dos teus tempos enquanto estradista, grandes tempos mesmo, parabéns também por esta fase mais recente, curiosamente ou não sempre o mesmo sorriso, que nos cativa e que é tua imagem de marca.
Para mim tem sido uma honra ter-te como companheiro em algumas aventuras.
Venham mais 20 anos, para já venha a próxima.
Abraço companheiro.
Teu amigo corredor.

Unknown disse...

Muitos Parabéns,
Não partilhei todos esses anos de aventuras,esforço e convívio mas fico feliz por fazer parte deles.
Espero que venham muitos mais e claro nas nossas companhias.
Grande abraço

Tiago SIlva

Jorge Branco disse...

Que venham mais 20 anos!
A gente vai correr até à eternidade!
E se houver "lado de lá" (coisa em que não acredito) garanto que vamos lá correr!
Gostei particularmente de uma foto em que estava o Para & Comando.
Aquele abraço.

Vitor disse...

Mario,
Ainda bem que um dia resolveste calçar de novo os ténis, pois assim nunca teria o prazer de conhecer um grande amigo e excelente atleta.
Fantástico vídeo, fiquei emocionado!!
Venham mais vinte!!
Grande abraço
VV

Anónimo disse...

Olá, Amigo Mário,

Não é hábito deixar comentários em blogues. Porém, de vez em quando, e quando o tema ou o autor merece (e desta vez, são os dois),lá vai.

Neste caso, vinte anos de corridas e como tu as encaraste sempre, é de realçar e aplaudir!

Foi bom ver estas fotos, porque muitas destas corridas, certamente, foram calcorreadas também por mim (pois eu já cá ando há uns anitos mais. Comecei em 1975 e tenho mais de 700 provas nas pernas), e a avaliar pelas nossas marcas cruzámos a meta algumas vezes perto um do outro...

Porque não mais vinte anos?! Eu quero ver e aplaudir!!!

Um Abraço

Orlando Duarte

.JOSÉ LOPES disse...

Olá Mário
Bonitos "instântaneos" de uma vida em prol da corrida.
É preciso é ter força para continuar,agora um pouco mais lento:):) porque esses momentos que recordarás sempre, já ninguém te os tira.
com os cumps
J.Lopes

mary90 disse...

Vinte anos é muito tempo!

Parabéns por estes anos todos de corridas, continua pois ainda tens muitos mais para correr. por estradas, vales e montanhas!

Quando se faz o que se gosta é uma maravilha, e o atletismo é a paixão da tua vida segue em frente,que eu estou sempre ao teu lado para te dar apoio moral:)