20.3.15

Estou de volta...

Todos devem conhecer a lenda da queda da maçã na qual Newton se baseou para a sua "Lei da queda dos corpos" ou "Lei da gravitação universal".

Esta, embora baseando-se na maçã, tem outra leitura:

"Newton passeava no seu jardim quando lhe apeteceu deitar-se à sombra de uma macieira. Deitado, olhou para cima e disse:«Deus fez as coisas mal feitas, uma árvore tão grande e dá frutos tão pequenos»... e adormeceu. De repente cai-lhe em cima da cabeça uma maçã. Disse Newton rapidamente: «Afinal Deus fez as coisas bem feitas, olhe se em vez de uma maçã fosse uma melancia»."

É assim a nossa vida. Ao contrário de Newton, muitas vezes pensamos que a nossa vida é uma melancia e não passa de uma maçã.

Durante meses andei em tratamento por causa de uma dor no gémeo direito. Corria um pouco e logo parava porque se instalava uma dor que não me deixava quase caminhar. Mesmo com os tratamentos não passava. Um dia em que a dor se instalou de novo, pensei que tudo tinha acabado, não iria correr mais. Dei conta disso com muita amargura a alguns amigos. Tudo na vida tem um fim e tinha chegado a minha vez depois de quase 25 anos a correr.

Mas a melancia que tinha caído em cima de mim transformou-se numa maçã. Um dia no serviço ao contar o meu infortúnio de corredor a uma colega, ela disse-me: «Deixa-me cá ver isso». Viu o gémeo, colocou os dedos e foi fazendo sei lá o quê. Não sabia que essa colega tinha essas aptidões, tudo aconteceu por mero acaso.

«Podes começar a treinar - disse-me».

... E agora lá vou eu. Pelas ruas, pelo pinhal, por terra batida, o suor escorre, a chuva bate-me no rosto, o dia transforma-se em noite e eu sigo rumo a mais uns anos de corrida.

A maçã de Newton que lhe adveio a "Lei da Força da Gravidade", gravita agora nos ténis que enfio. Para que eu nunca duvide e que a maçã nunca se transforme numa melancia. Mesmo a árvore mais densa dá sempre frutos pequenos. Deus fez as coisas bem feitas!

Estou de volta...


1 comentário:

José Bagina disse...

E tens um Treino Temático já a 15 Abril :-)