Esta prova, organizada e bem por um clube de bairro, tinha tudo para cativar quem lá ia. Ninguém era esquecido como dizia o panfleto da prova:
E assim era. Desde louça pintada à mão, iogurtes, isostar, óleo, discos, frangos vivos e assados, tudo era ali oferecido aos participantes.
Deles tenho dois “bonecos” de louça, um com os dizeres do nosso grupo, uma ½ libra e uma colectânea de Lp’s de Música clássica.
Se a memória não me falha, o início da prova era a tiro de caçadeira. De 1994 a 1999 (falhei o ano 1998) ali estavam dezenas de atletas prontos para mais uma prova, acarinhados por aquele Clube do Bairro da Chesol.
Infelizmente houve um dia que o pessoal do Clube se cansou e entregou a organização a uma empresa especializada e foi o princípio do fim. A prova já não voltou a ser o que era, já não havia galinhas e perus em cima do palco para gáudio do pessoal quando tentavam fugir e um ano, pura e simplesmente os 13km da Chesol acabou. Acabou, mas ficou a saudade!
Melhor tempo nesta prova: 49’ 55’’ em 1995
Dicas de Verão
O mês de Agosto é por excelência mês de férias, altura que se aproveita para um merecido descanso. Para os que na praia continuam a fazer os seus treinos não esquecer que antes de mergulhar deve:
1º - Aguardar cinco a sete minutos para que a pulsação volte ao normal. Caminhar até que isso aconteça.
2º - Entrar calmamente na água, tendo o cuidado de se molhar de maneira progressiva. Molhar a zona do coração, assim como a nuca e, só então, mergulhar.
3º - Ficar na água de cinco a dez minutos em zona onde a água não ultrapasse a cintura. Descontracção absoluta sem movimentos bruscos.
4º - Quando sair da água limpar–se a uma toalha em vez de “secar” ao sol.
Para todos os que estão ou vão de férias bom descanso, boa viagem e bom regresso. Em Setembro voltaremos a “ver-nos”!
7 comentários:
Olá Mário.
Obrigado pela mensagem amiga que deixaste no meu blogue sobre o trail. Os desafios fizeram-se para se vencerem, concluído aquele já estou à espreita de outro, talvez brevemente.
Nunca fiz a Chesol, nesse tempo ainda andava bem longe do CCd, mas foi prova que nunca me atraíu, nem sei porquê.
Bom regresso aos treinos, isto se os tendões o permitiram, como nada dizes sobre isso creio que o pior já lá vai.
Abraço.
Olá Mário!
Esta prova da Chesol, parece ter sido uma prova interessante, até pelas ofertas/lembraças originais( frangos, bonecos, louça...)
Este ano se não me falha a memória,fui para aqueles lados Aldeia de Juzo, fazer 13Km entre a Serra e o Mar (corrida de montanha) e se calhar a organização poderá ser a de outrora, pois estava muito bem feita e no final fizeram um churrasco.
Quanto as dicas,como sempre uteís, irei aplicar, pois irei fazer uma semana de praia e aproveitarei para fazer umas corridinhas.
Um abraço
Olá Mário
Foi uma agradável surpresa.
Pois, a Costa da Caparica é maravilhosa para quem gosta de correr principalmente quando está maré vazia.
A Joaquina Flores conheço-a de a ver no meio do pelotão. Campiã (não sei quantas vezes)no campeonato do mundo de Veteranas.
Tb já vou nos 50 minutos de treino todos os dias. a partir de Domingo passa a 1 hora
Espero que a lesão esteja debelada.
desconhecia essa prova
ERRATA:
Onde está escrito campiã devia estar campeã.
Continuação de bons treinos e claro com calma.
Olá Mário
como diz o José Lopes foi uma agradável surpresa também para mim encontrar-te a correr naquele areal maravilhoso da Costa da Caparica.
Grande campeã a Joaquina Flores.
Abraço.
Olá Mário. chamo-me Joaquim Pombeiro e fui o mentor e organizador desta prova durante várias edições. Foi com grande alegria que encontrei o seu blog a falar tão bem desta prova. De facto o que diz sobre ela é verdade e prémios como os que nós dávamos nunca em outras provas encontrei. Espero um dia voltar a organizá-la (uma vez que nunca mais voltou a ser feita) mas a crise económica não está a ajuda. Mas fica a aqui a promessa que se voltar a surgir no calendário do atletismo português os "13 km da Chesol" é com muito gosto que o irei informar.
Obrigada, Joaquim Pombeiro.
Enviar um comentário