Estava inscrito na Meia-Maratona que iniciaria na Praça do Comércio às 10h30’, mas a minha finalidade era estar com a malta que iria fazer a Maratona. Tendo feito já por 4 vezes é, para mim, a prova que demarca os limites iniciais da resistência humana. Meia-Maratonas há aos “milhares” por esse mundo fora, mas Maratonas há em número muito mais reduzido e atletas para a fazer não são muitos embora muitos a façam, mas na desportiva, tanto dá em fazer em 5 como em 6 horas.
O CCD de Loures tinha dois atletas inscritos para a Maratona, o Costa e o Joaquim Adelino.
Cheguei ao Estádio às 8h12’. O grupo já lá estava pois alguns elementos iriam participar na Estafeta que decorreria ao mesmo tempo que a Maratona.
Abraços aqui e ali. Conhecidos que iriam fazer a Maratona, o António Almeida, o Luís Mota, o Carlos Coelho (Parabéns Carlos, para quem começou há pouco tempo fazer já duas Maratonas, Porto e Lisboa, é obra), o Fernando Andrade apresentado pelo Joaquim) e o José Magro. Também ali fui encontrando outros conhecidos, o Fábio Dias, o Joaquim Ferreira, o Camacho, o Américo Costa e tantos outros que fazem parte das minhas memórias de dezanove anos de corrida.
A adrenalina subia consoante a hora da partida se aproximava. O grupo começou a formar junto ao insuflável da partida. Os familiares em alvoroço incentivavam os atletas, principalmente os espanhóis com o seu “venga, venga” eram os mais esfuziantes.
A partida foi dada. Foi uma confusão pois uns deram duas voltas à pista outros só uma, mas depois lá acertaram e partiram para a estrada.
Ali fiquei a tentar descortinar os conhecidos para a foto da praxe e o Joaquim quase que me “entrava” pela objectiva!
Não te vi inicialmente amigo Carlos Coelho mas tu viste-me e só te pude desejar uma boa prova.
O nosso grupo na Estafeta ficou num bom 9º lugar entre 67 equipas.
A partida, ao lado do José Lopes, foi, para mim, num local simbólico, junto ao “Martinho da Arcada” local ligado a Fernando Pessoa e que ali foi apanhado em flagrante “delitro”!
Fiz a Meia-Maratona com o Vítor Veloso cunhado do António Almeida. Pelas bermas encontrei corredores a serem assistidos pelos companheiros enquanto as sirenes das ambulâncias se faziam ouvir constantemente para prestar assistência a quem dela necessitava. O tempo (1h53'58'') para mim era o menos importante e quebrei nos últimos 500 metros. Uma pequena dor no gémeo direito (cãibra) fez com que tomasse a melhor atitude (mesmo com o incentivo do amigo Vitor Moreira),... andar esses metros finais!
... E ao Estádio 1º de Maio, data significativa da luta dos trabalhadores, foram chegando aqueles homens e mulheres, que lutaram contra os km, o vento, as rampas e como tal são todos uns vencedores!
Bem-Hajam!
7 comentários:
Olá Mário Lima!
Foi óptimo ter-te encontrado no Estadio 1º Maio, também eu ali estava para ver a partida dos meus antecessores na Estafeta (iniciei na Rua do Ouro) e para o "Social", como diz o Joaquim Adelino!
Quanto à tua "Meia Maratona" só tens é que te orgulhares por tê-la terminado, como o farias se fosses correr a Maratona!
Parabéns pela Corrida!
Quanto ao "almoço", vamo-nos então inscrever no III Encontro de Bloguistas, na Costa Caparica, em Maio próximo!
Um abraço!
Olá amigo Mário!
Espero que esteja tudo bem desde Domingo. Uma vez mais é com imensa alegria que gosto de o ver/rever pessoalmente sempre com a boa disposição e amabilidade que o caracteriza.
Quanto à prova mais uma para juntar ao já brilhante currículo desportivo, e que não está ao alcançe de todos.
Um abraço e uma boa semana!
Olá Mário
Parabéns por mais uma prova concluída desta vez uma meia maratona o que não é fácil (eu que o diga)
A propósito da Maratona
Não sei até que ponto fará bem ou mal à saúde a um atleta com mais de 56 anos correr uma maratona ou mais.( penso que nem os especialistas sabem)
Todo o esforço a dispender na prática desportiva deve estar de acordo com a idade.(penso eu)
Ainda as camisolas deitadas no lixo nestas grandes provas. Deveria haver recipientes de recolha, para posterior entrega a quem necessitar.Na corrida da ponte são às centenas.
Continuação de bons treinos
e de muitas provas com um bom desempenho
Com os cumps
J.Lopes
O desafio da meia maratona da areia em Maio, é um desafio aliciante vamos a ver como decorrem os treinos e as provas até lá.
Com os cumps
J.Lopes
Olá Mário
parabéns pela tua prova e pelo relato aqui neste espaço com a qualidade a que já estamos habituados.
Obrigado também pela força e pela simpatia.
Grande abraço.
Olááááá.
Obrigado Mário pela força sempre presente na Maratona de Lisboa, principalmente no final, altura em que acabamos a abanar e um estímulo é sempre bem vindo. Felizmente acabei bem e não fora os ténis e com certeza as coisas tinham corrido melhor.
Parabéns pela tua prova, por pouco esquecias-te dela. Faz-te falta o endurance mas isso tem que ir aos poucos, pois quero-te lá ao meu lado na Meia da Areia em Maio.
Copiei as fótos em que eu estava para o meu album, espero que não te importes.
Estranhamente e contra o que é habitual, desta vez não tirei qualquer fóto, vale-me que vocês trataram disso e depois também me faltaram os meus "2 bombeiros".
Um abraço
Olá Mário
Parabéns pela sua prova foi excelente.
Mais uma vez agradeço a pachorra que teve para comigo. Foi uma bela meia maratona que fiz na sua companhia.
Grande abraço
Enviar um comentário