7.3.19

'Lembrar Analice'


Tinha estado na 1ª edição logo após o falecimento da Analice. O ano passado (2ª edição) não sei a razão, não me lembrei de que havia mais uma 'prova' dedicada a esta grande Mulher.

Há muito que não me encontrava com a 'minha' malta. Já tinha saudades daquele ambiente que só quem corre sabe o quanto especial é.

Desta vez levei o GPS pois quando vou para S. João das Lampas, perco-me sempre. O dia estava com nevoeiro, chuvoso, mas aquele fresco da manhã soube-me bem. Chegado, foi aquele abraço a pessoas que não via há muito tempo. O Joaquim Adelino, a filha, o Fernando Andrade, o Félix, a Margarida Henriques, a Maria Puga, o Amaral...

Era para fazer a caminhada pois não tenho treinado e trilhos há já muito tempo que não faço, mas desafiado pela Margarida, fui para os 15 km. Éramos três e passamos a quarteto quando kms depois se juntou ao grupo a Anabela Moreira que, embora ainda 'novata' nestas andanças, deu bem conta do 'recado'. Trilhos com vistas de rara beleza, de uma maravilha estonteante, onde os caudais dos ribeiros faziam-nos saltar de pedra em pedra como pequenas rãs tal a magnitude de beleza que a natureza nos oferece. Um voltar a ver a 'Praia da Samarra' e percorrendo aquela berma tem-se a imagem da pujança do mar que entrava naquela pequena enseada.

O cansaço era já bastante e uma dor arreliadora no joelho fez-me pensar que realmente estava a exagerar no esforço depois de tantos meses parado. Mas a placa "Ponte Romana" a dor fez esquecer e voltei a ver a ponte que na 1ª edição tinha passado na companhia do Fernando Andrade. Já nessa altura ia de novo com a Margarida e a Maria Puga. A Anabela ficara no abastecimento na 'Praia da Samarra', para se juntar a uma amiga e iriam acabar a 'prova' juntas.

Não sei quanto tempo se passou desde a nossa partida, mas quando acabámos já muitos tinham partido... para casa.

O céu estava triste e 'chorou' mas essa água abençoada, foram lágrimas da Analice pela alegria de nos ver ali, e mais uma vez prestar-lhe a Homenagem que tanto merece.

fotos Fernando Andrade, Orlando Duarte, Anabela Moreira e a minha 'Praia da Samarra'







Sem comentários: