23.2.11

20 Anos de Corridas

Ano 2011, 20 anos de corridas. Embora considere o ano de 1992 como o ano de início, é verdade que foi em 1991 que comecei. Numa prova agora esquecida no tempo... G.P. de Trigache na distância de 4,5 km (única prova que fiz em 1991). A referência que tenho, é que fiquei em 6º da Geral.

Vou colocar aqui o que escrevi quando fiz quinze anos de corrida, mas com o texto actualizado.





  Parece que foi ontem mas já se passaram vinte anos que calcei os ténis e comecei a calcorrear as estradas. Ainda me lembro como comecei. Tendo em épocas idas treinado atletismo no S. L. B. de Luanda (só podia ser no Glorioso), pensei muitos anos depois, que tinha chegado a altura de enfiar de novo os ténis e ala que se faz tarde. Ingenuidade minha, tive uma “canelite” que me fez estar parado alguns meses. Mas a vontade era muita e rectificando os erros cometidos; como utilizar sapatos adequados e treinos progressivos eis, que num Domingo agreste fiz a minha primeira prova nos Bons – Dias (esta foi em 1992, a partir daqui nunca mais parei a não ser por lesão) para os lados de Caneças – Odivelas. Não foi mau mas com as subidas que tinha fiquei com a impressão que, a partir daí, as subidas passariam a ser o meu calcanhar de Aquiles, digo eu, que já fiz tantas provas com subidas tão acentuadas, que escalar os Pirinéus deve ser uma brincadeira de crianças. Claro que é um exagero mas ao fim destes anos de corrida por certo já dava para subir e descer os Pirinéus várias vezes.

  Nestes anos, muitas lesões, muito desânimo, muito vento, granizo, chuva, e uma vontade enorme de dizer, BASTA!... Já chega. Mas, no Domingo seguinte, lá estou de novo à espera do tiro de partida para mais uma corrida, mais uma viagem.

  Uma vez em Cascais, chovia torrencialmente, cai depois granizo forte e feio, o pessoal foge, ora abrigando-se num quiosque ora para baixo das varandas do hotel, mas ao tiro da partida ali estávamos todos, arrepiados mas sem desfalecimentos, a caminho do Guincho com o vento impedindo-nos de correr mas com uma vontade indómita de chegar ao fim. E, quando ao fim de 20km, se avista a meta, o nosso peito abre-se numa alegria enorme pelo facto de que nem os obstáculos da Natureza nos impediu de realizar o sonho, o sonho de que, quando a gente quer, não há nada que nos impeça de o concretizar.

  Outra prova com tempo terrível foi em Espanha, Vigo/Baiona, meia-maratona, 21097m, ou seja 21 km e uns trocos. 21 km de sofrimento. Depois da meta “cortada” bem tentaram os massagistas colocar os músculos tensos pela prova em músculos tenrinhos mas nada. Acabaram por desistir e eu lá tive que arranjar forma de chegar ao transporte para regresso a Portugal.

  Já não tem conta a quantidade de provas que fiz; milhas (1609m), 5, 10, 15, 20, 21.097, 25km. Sei sim que fiz quatro maratonas (42195m) e chega.

  Nestes vinte anos de corrida conheci e conheço muita gente (alguns trapaceiros que infelizmente também os há nas corridas), todos os Domingos há aquela saudação, o reviver outras corridas e, após a prova, quando ainda estamos mal refeitos do esforço despendido pergunta-se: - Domingo aonde é que vais correr?... Isto só de malucos.

  A corrida na Ponte 25 de Abril (fiz a minha primeira meia da Ponte em 1992) é outro marco. No início era só meia ponte cortada ao trânsito, hoje é aquilo que toda a gente vê. Milhares de pessoas atravessam-na num misto de alegria e novidade pois nem sempre se avista a cidade de Lisboa da ponte… a pé!

  Uma saudação especial à Corrida dos Sinos em Mafra. Prova que nunca faltava (outra eram os 20 km de Almeirim) desde que comecei a correr (hoje já não é assim). Tinha os sinos todos e a festa era linda quando os carrilhões do Convento tocavam à nossa passagem. Agora já não tocam mas a festa continua.

  Alguns companheiros de estrada já partiram, mas acredito que quando se ouve o trovejar, são passos desses meus companheiros a correrem nas estradas do céu.

E tu?... De que estás à espera?!... Vem correr, e traz outro amigo(a) também.

6 comentários:

Vitor disse...

Muitos Parabéns amigo Mário. Quem venham mais 20anos de Corridas.....
Grande abraço ate um dia destes

.JOSÉ LOPES disse...

Boa noite Mário

Lembra-me dessa prova do G.P Trigache-Famões passava aqui perto de onde moro que é o Bairro ao lado.

Continuação de muitas corridas

Onde é que é a próxima? :)))

com os cumps
J.Lopes

joaquim adelino disse...

É já um longo caminho grande amigo. Mas ainda vão ter de nos aturar por mais alguns anos, cada vez mais últimos é certo mas enquanto nos deixarem cá estaremos.
Parabéns por isso e Domingo lá estaremos mais uma vez em Sicó.
Ás 5,30h de Domingo tens de estar aqui em Santa Iria, não esqueças.
A música aqui no blogue é bonita como sempre, mas vê lá que está sobreposta a uma outra.
Abraço.

António Almeida disse...

Companheiro
muitos parabéns pelos teus 20 anos de corridas.
Até domingo.
Abraço.

Leão Verde disse...

Parabens mano pelos teus 20 anos de corridas e bastantes sofrimentos em muitas delas, como relatas e em algumas eu próprio testemunhei, tiveste.
Bem gostaria de te ter acompanhado, ou seja, estar ao lado ao longo destes anos em muitas das que correste, pois a acompanhar-te só na brincadeira como aconteceu em Nazaré, mas pelos motivos que bem conheces cedo tive que interromper essa prática desportiva, assim como outras.
Embora sejas águia não te falta a energia, a força, a perseverança e a determinação do leão, afinal o teu signo zodiacal.

Que continues a palmilhar as estradas, trilhos, caminhos, areias e piratarias com o mesmo empenho de sempre, ou seja o de chegar, pois o restante, lugar/tempo, será menos importante que desfrutar a prova.

Abração

João António Melo disse...

Amigo Mário, na realidade, 20 anos a participar em provas de corrida, é obra. És um (bom) exemplo para muitos, pela persistência, empenho, espírito de sacrifício, e até, paciência para aturar certas "merdices" que se vêm por aí. Mas a grandeza reside aí, ser superior a tudo isso! Estive a ler o comentário do teu irmão/amigo Leão Verde e vê-se aí a grandeza e estima dos que mais te adoram! Um abraço!