20.3.12

I Trail de Penafirme


Um Trail magnífico, com sobe e desce constante, subidas íngremes, escarpas, descidas técnicas, vistas espetaculares, dunas, mar, mas que não valeu, pois não houve classificação final. Problema nas fitas orientadoras, iguais em todas as provas (caminhada, mini-trilhos e trilhos), originaram enganos no percurso da maioria dos atletas. Nem todos percorreram os 30 km e a Organização resolveu não atribuir classificações.

Eu fiz toda a prova. Não me enganei uma única vez. Segui a orientação das fitas. Fitas à esquerda no meu trilho, virar à esquerda, mesmo que hajam num outro trilho fitas à direita, fitas à direita virar para a direita mesmo que hajam outras à esquerda. Só houve uma pequena paragem num local que deixámos de ver as fitas. Mas eu e a Célia Azenha, com os restantes companheiros, decidimos continuar pois quando não há fitas é sempre em frente, e acertámos.

Demorei 4h19’14’’. Um esforço que valeu a pena pelas fotos que tirei. É um problema ir com a máquina na mão, subir aquelas rochas, terrenos desnivelados com piso de areia, trilhos com pedra solta, onde um pequeno escorregar, e não se poder agarrar como deve ser, pode ser a 'morte do artista'. Mas, olhando para algumas fotos que tirei, ou que pedi para tirar, sinto que valeu a pena!

Para mim foi e é indiferente a classificação. Para os que lutam pelos primeiros lugares claro que isso é importante.

Esta prova tem 'pernas' para andar, basta, à Organização, retificar o que de mal correu. Foi o seu primeiro trail, há que lhes dar o benefício da dúvida!

As fotos estão aí. Dão uma ideia do que foi a prova, mas não tira o prazer de nela ter participado. Escalar a serra, atravessar uma gruta, o verde dos campos, os riachos, os agricultores a amanhar a terra, o sentir a areia debaixo dos pés, ver o que resta do antigo convento de Penafirme, subir e descer dunas, sentir o cheiro do mar, só lá estando.

... E os companheiros. Com companheiros como aqueles, provas destas são outra coisa! O Pára (Joaquim Adelino que correu lesionado), a Célia Azenha, o Carlos Coelho, a Dina Mota, o António Pinho, e muitos outros que fizeram desta prova, um "agradável passeio" pela natureza. No fim todos se queixavam da dureza da prova, mas com vontade de voltar de novo para mais um trilho, num outro local qualquer.

A Associação "O Mundo da Corrida", a qual pertenço, esteve bem representada nas três provas, com algumas estreias. Infelizmente a prova não deu em nada, mas ficou bem assinalada esta nossa passagem por este I Trail de Penafirme.

Video - Autor:Pedro Sequeira

3 comentários:

luis mota disse...

Caro Amigo!
Mais uma simpática presença. Agora é preparar o Almourol.
Relativamente à prova, apesar de não ter estado, gostaria de deixar a minha opinião.
Perdi uma grande prova de Trail e vou querer estar na segunda edição.
Foi com muita pena que não estive presente. Depois de ver as fotos e vídeos lamento ainda mais.
Para a organização vai o meu apoio, pois sei que muitas horas de dedicação foram colocadas no terreno, para receber de braços abertos quem visitava a sua terra. Da minha parte inteira disponibilidade para colaborar. Para a 2ª edição ou um Treino Convívio (TC), se tiver disponibilidade, contem comigo.

joaquim adelino disse...

Pois foi Mário, enquanto deu ainda fui mas a partir do 1º abastecimento é mentira, aliás assim que te perdi de vista perdi-me logo, mas retomei o trilho mais à frente, aliás como testemunha aquela magnífica foto tirada lá do alto ao pé da gruta. O sofrimento foi tremendo, agora não sei quando regresso, pelo menos até Junho deve ir tudo ao ar. Abraço e até breve.

Unknown disse...

Mais uma grande participação no amigo Mário,
imagino pelas fotos e por todos os relatos que já li que a prova certamente teve um percurso lindíssimo,em relação às marcações é sempre difícil conseguir destingir todos os desvios para a esquerda e para a direita,mas felizmente consegui-o.

Um grande abraço e bons treinos.