13.3.22

O fotógrafo e a corrida

"Fotografia é a arte de parar o tempo sem que o tempo precise parar."

Edna Frigato

Sou do tempo da fotografia analógica. Com o rolo lá íamos tirando fotos, mandava-se revelar e muitas vezes as fotos eram pagas, mas deixavam muito a desejar.

E era assim nos anos 90, quando comecei a correr. O Sr. Pimenta era o nosso fotógrafo de serviço, nas provas das coletividades do concelho de Loures.

Na prova seguinte lá nos mostrava as fotos tiradas nas provas anteriores e quem as quisesse, pagava-as bem. Nas provas mais carismáticas, tínhamos a FOTODESPORTO.com, a AMMA...

Com a chegada do digital, tudo se alterou. Outros fotógrafos surgiram, Marcelino Almeida (que já vinha do analógico), Paulo Alfar, Vasco Cabós, Armindo Santos... que continuam a congelar o tempo. Fotografias espetaculares, fotografias que são momentos que ficam para sempre, passe o tempo que passar. Tenho o maior respeito por todos eles e...

Corrida das Lezírias, 13 de março de 2011.

Partida dada e na ponte de Vila Franca estava um fotógrafo muito conhecido de todos nós atletas, o Sr. António Melro Pereira pai da amiga Ana Pereira, já com uma respeitável idade, a tirar fotos para a AMMA.

O Sr. Melro (nome que é conhecido por nós) estava na zona pedonal da ponte enquanto nós corríamos, como é óbvio, na estrada. Mas há gente que anda neste mundo só para chatear e, alguns atletas, com tanto espaço na estrada, iam pela estreita zona pedonal.

Vejo o Sr. Melro a tirar fotos, aceno para o cumprimentar. De repente um sujeito a correr na zona pedonal, empurra o Sr. Melro. Chego-me ao pé dele, amparo-o e vendo que estava bem, corro atrás do sujeito. Ele só sentiu a minha mão à volta do pescoço e o aviso, que se o visse a fazer de novo o mesmo, aquele pescoço ficaria bem magoado.

No regresso, ali estava o Sr. Melro no cumprimento da sua missão.

Um sorriso, um cumprimento e longa vida para si amigo.

Foto do Sr. Melro nessa prova.
Alguns que tinham pressa em chegar... e com tanta estrada ali ao lado.

Sem comentários: