3.1.21

Covid -19 - O café

Fez no dia 1 de janeiro, três meses que saí do hospital curado do Covid-19.

Uma das sequelas é o 'lapsus memoriae'. Lembro-me de algumas coisas, outras não. Estive também perto de um mês e meio, sem dormir uma noite seguida. No hospital quando pretendia dormir, apareciam sempre imagens terríficas e, curiosamente, em vermelho. Milhares de lagostas ou parecidas, marchavam.

Numa roda gigante cortada ao meio no sonho, surgiam meios corpos de mulheres a olharem para mim com sorriso malévolo, um sujeito em evidência no meio de rostos (penso que isto pertence a uma publicidade mas ainda não descobri qual), todos a olharem em minha direção e tudo em vermelho. Como dormia mal, pedi que me dessem comprimidos para dormir, mas de nada valiam. Os sonhos persistiam numa tortura constante. Eu até evitava fechar os olhos para dormir.

Depois de quatro dias em coma, 'acordei' e sentia na cama, por baixo, uns altos, tipo gomos, que iam mudando, ora mais alto de um lado, ora de outro. Era um anti-escaras, que me foi retirado dias depois, porque eu fazia os possíveis para não estar sempre de barriga para cima. Agarrava-me aos ferros laterais da cama e ia-me virando. Perante isto disseram-me que como conseguia virar sozinho o melhor era tirar aquilo. Foi um alívio. Durante o tempo que estive com o Covid, nunca perdi o olfato e o paladar. Perdi depois.

A comida era passada tipo papa para crianças, até que uma enfermeira perguntou se tinha placa, como felizmente os dentes ainda são meus, disse que não, então a enfermeira referiu que não fazia sentido eu estar a comer aquilo e passaram a comida sólida (muito peixe comi).

Um dia, no turno da noite, em conversa com um enfermeiro (estive sempre com máscara de oxigénio) eu disse-lhe que tinha saudades de um café. Ele disse: <>.

Estava na UCI, pensei que isso só fosse para me fazer descansar.

No dia seguinte, depois de mais uma noite tormentosa, veio o enfermeiro do turno da manhã com um café na mão para mim.
"O meu colega disse que você queria um café, aqui está ele."

Foi o melhor café que tomei até hoje.

Sem comentários: