Durante os quase 30 anos de corrida (a minha primeira prova foi em Trigache na distância de 4,5 km em 10 de novembro de 1991) tive muitas lesões, mas a mais grave aconteceu em 2007.
Foram dois anos e meio parado devido a pubalgias que, segundo o médico, acontecia muito aos corredores de alta competição, não tivesse sido ele médico do Benfica durante muitos anos (… de alta competição? Obrigado Doutor! ).
Ele queria operar-me e eu perguntei se operado voltaria a correr. Não me garantiu, agradeci mas para não voltar a correr não valia a pena a operação.
E então engordei. Fui até aos 83 kg. De peso-pluma passei a peso-pesado (quando comecei a correr, pesava, para o meu 1,73 metros, uns míseros 62/63 kg). E como diria o poeta Mário de Sá-Carneiro:
Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.
Deixei o tempo passar. De vez em quando umas corriditas mas pouco... e fui melhorando!
O regresso às provas aconteceu a 24 de maio de 2009, na "1ª Meia-maratona na areia", hoje Analice Silva, na distância de 10 km. Parecia um barril com pernas. O que me custaram esses 10 km.
Mês a mês, com treinos, os kg foram ficando pelo caminho. De 83 passei para os atuais 72/73 kg. Aprendi a sorrir, o que antes não acontecia. Fiz de cada prova um prazer e foi desse rosto que aprendi a gostar. Estou mais velho, mas estou de bem comigo mesmo!
Por isso companheiros de corrida, nada de desânimos nos infortúnios. Se hoje estamos assim, amanhã é outro dia!
foto: O sempre companheiro Joaquim Adelino , a filha Susana Adelino Pinto que ganhou esta meia-maratona e eu nos meus 83 kg.
Sem comentários:
Enviar um comentário