5.2.21

Acreditar Sempre!

Durante os quase 30 anos de corrida (a minha primeira prova foi em Trigache na distância de 4,5 km em 10 de novembro de 1991) tive muitas lesões, mas a mais grave aconteceu em 2007.

Foram dois anos e meio parado devido a pubalgias que, segundo o médico, acontecia muito aos corredores de alta competição, não tivesse sido ele médico do Benfica durante muitos anos (… de alta competição? Obrigado Doutor! ).

Ele queria operar-me e eu perguntei se operado voltaria a correr. Não me garantiu, agradeci mas para não voltar a correr não valia a pena a operação.

E então engordei. Fui até aos 83 kg. De peso-pluma passei a peso-pesado (quando comecei a correr, pesava, para o meu 1,73 metros, uns míseros 62/63 kg). E como diria o poeta Mário de Sá-Carneiro:

Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro.


Deixei o tempo passar. De vez em quando umas corriditas mas pouco... e fui melhorando!

O regresso às provas aconteceu a 24 de maio de 2009, na "1ª Meia-maratona na areia", hoje Analice Silva, na distância de 10 km. Parecia um barril com pernas. O que me custaram esses 10 km.

Mês a mês, com treinos, os kg foram ficando pelo caminho. De 83 passei para os atuais 72/73 kg. Aprendi a sorrir, o que antes não acontecia. Fiz de cada prova um prazer e foi desse rosto que aprendi a gostar. Estou mais velho, mas estou de bem comigo mesmo!

Por isso companheiros de corrida, nada de desânimos nos infortúnios. Se hoje estamos assim, amanhã é outro dia!

foto: O sempre companheiro Joaquim Adelino , a filha Susana Adelino Pinto que ganhou esta meia-maratona e eu nos meus 83 kg.

Sem comentários: