16.8.23

O desporto e a esperança de vida

Tempo de vida dos animais mais lentos e mais rápidos do planeta

Alguns dos animais mais lentos do planeta são o bicho-preguiça, a tartaruga-comum, o coala, o peixe-boi e o cavalo-marinho. Esses animais se movem a velocidades muito baixas, mas também tendem a ter uma longa expectativa de vida. Por exemplo, as tartarugas podem viver até 150 anos e os bichos-preguiça podem viver até 40 anos.

Esses animais têm uma taxa metabólica de repouso mais lenta, o que pode contribuir para a sua longevidade.

Por outro lado, alguns dos animais mais rápidos do planeta são o guepardo (chita), o falcão-peregrino, o marlim-azul (espadarte), o leopardo e a zebra. Esses animais podem atingir velocidades impressionantes, mas também tendem a ter uma vida mais curta. Por exemplo, os guepardos (chita) podem correr até 120 km/h, mas só vivem cerca de 12 anos.

Os falcões-peregrinos podem mergulhar até 320 km/h, mas só vivem cerca de 15 anos. Esses animais têm uma taxa metabólica de repouso mais rápida, o que pode acelerar o seu envelhecimento.

Portanto, parece haver uma relação inversa entre a velocidade e o tempo de vida dos animais. Os animais mais lentos vivem mais tempo do que os animais mais rápidos.

E o desportista?!

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Desporto francês (Insep), que analisou 2.814 atletas franceses que participaram dos Jogos Olímpicos entre 1912 e 2012, constatou-se que estes atletas de elite têm uma esperança média de vida sete anos superior à da população em geral. O estudo também descobriu que o desporto com maior expectativa de vida é o ténis, enquanto o boxe tem a menor.

Sobre o tempo de vida dos atletas de média competição, não há um estudo específico mas, em princípio, devem ter uma expectativa de vida semelhante à da população geral ou um pouco maior, dependendo do tipo de desporto, da intensidade do treinamento, da alimentação, do estilo de vida e de outros fatores.

Correr é desfrutar. É fazer tudo com conta, peso e medida e a vida sorri a cada passo dado.

Sem comentários: