21.8.23

A corrida e a saúde

A corrida é uma atividade física que traz vários benefícios para a saúde, como prevenir doenças, melhorar o sono, combater a depressão, emagrecer, aumentar o condicionamento físico e a autoestima. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é preciso seguir algumas dicas, como:

Usar roupas leves e ténis adequados para correr; Fazer um check-up médico antes de começar a correr; Aquecer o corpo antes de cada treino e alongar depois (no inicio fazia alongamentos antes, mas andava sempre lesionado.Depois deixei disso e fazia aquecimento durante 20' em CCL com ligeiras variações de intensidade. Os alongamentos passei a fazer no fim dos treinos ou provas); Respeitar os limites do seu corpo e evitar lesões; Variar a intensidade, a duração e o percurso da corrida; Hidratar-se bem e ter uma alimentação equilibrada; Descansar entre os treinos e dormir bem.

Existem diferentes tipos de treinos de corrida que podem ser adaptados ao nível de condicionamento físico e aos objetivos. Alguns exemplos são:

Corrida intervalada: consiste em alternar períodos de corrida rápida com períodos de recuperação. Esse tipo de treino aumenta o metabolismo e favorece a queima de gordura. Corrida contínua: consiste em correr sem parar por um tempo determinado. Esse tipo de treino melhora a resistência cardiovascular e respiratória. Corrida progressiva: consiste em aumentar gradativamente a velocidade da corrida ao longo do treino. Esse tipo de treino melhora a capacidade aeróbica e anaeróbica.

A distância ideal para cada treino depende do nível de experiência, da frequência de corrida e do objetivo. De forma geral, recomenda-se correr de 2 a 3 vezes por semana, durante 20 a 60 minutos por vez. No entanto, correr mais de 30 km por semana pode aumentar o risco de lesões musculares e articulares.

Durante os 32 anos de corrida, nunca tive treinador, fui autodidata, mas quem tiver essa possibilidade, é aconselhável pois terá ali suporte especializado para orientar o treino.

Sem comentários: